Modelo de Currículo Pronto: 4 Dicas Profissionais!

Modelo de Currículo Pronto: 4 Dicas para Deixar Seu Documento Profissional e Impressionar o Recrutador!

modelo de currículo pronto

Anúncios

Provavelmente você já viu um modelo de currículo pronto por aí, e até mesmo já usou. Afinal, na grande maioria das vezes eles sempre possuem as mesmas categorias e são bem parecidos. Possuem informações relevantes sobre sua carreira profissional e uma breve apresentação pessoal com meios de comunicação.

Dessa forma, um modelo de currículo pronto é mais do que o suficiente para poder te ajudar a fazer um curriculum profissional para impressionar os recrutadores. Porém, é fundamental saber o que exatamente colocar nele, como por exemplo: sua trajetória profissional, formação, especialização e etc. Se você está em busca de uma oportunidade para se alocar no mercado de trabalho, ter um bom currículo faz toda a diferença.

Sendo assim, pensando em te ajudar, preparamos um artigo cheio de dicas de modelo de currículo pronto, explicando cada passo importante para seu documento ficar o mais profissional possível. Isso porque ele é a primeira impressão que os recrutadores e profissionais de RH terão sobre você. Ou seja, é fundamental caprichar se você deseja surpreender. Boa leitura!

Anúncios

O que é um modelo de currículo pronto profissional?

modelo de currículo pronto
Fazer um currículo de qualidade é muito importante para conseguir um emprego de qualidade (Fonte: Canva)

Primeiramente, um modelo de currículo pronto profissional é um resumo que busca reunir todas as qualificações, habilidades e experiências de uma pessoa. Além disso, ele funciona como uma primeira apresentação profissional para que os recrutadores de uma empresa possam conhecer sua trajetória.

Além disso, esse tipo de documento no processo seletivo como um cartão de visitas. Isso porque é por  meio dele que o RH da empresa conseguirá ter uma noção se o candidato se encaixa ou não na vaga disponível. Assim, direcionando-o para as próximas etapas do processo de contratação. Sem contar que o currículo também pode ser visto no perfil do Linkedin para as vagas divulgadas na plataforma profissional.

Por isso, saber como montar um modelo de currículo pronto de qualidade é fundamental para que você se destaque no meio dos processos seletivos. Entretanto, é comum que os profissionais fiquem um pouco confusos sobre quais informações são importantes para ter no documento. 

Elementos importantes

Para te ajudar nesse processo, abaixo separamos alguns elementos fundamentais que precisam estar presentes em todos os currículos, seja ele um modelo de currículo pronto ou um feito do zero. Veja a seguir:

Anúncios

  • Seus dados pessoais: Nome completo, estado civil, idade, data de nascimento, telefone e e-mail de contato atualizados;
  • Objetivos profissionais: Nessa parte, se dedique para colocar cargo e área nos quais você deseja se candidatar;
  • Experiência profissional: Empresas nas quais você já trabalhou, além dos cargos, responsabilidades e tempo trabalhado. Nessa parte, você pode colocar do mais recente ao mais antigo. Contudo, não precisa colocar empregos de 10 anos atrás que trabalhou por seis meses, por exemplo. Foque nas principais experiências, principalmente próximas ao cargo que você deseja;
  • Formação acadêmica: Grau de escolaridade, nome das instituições de ensino, curso e data de início e término;
  • Cursos complementares: Cursos livres, técnicos e especializados realizados pelo candidato até o momento presente;

Dicas para elaborar um bom currículo

Primeiramente, o currículo é um documento que serve para chamar a atenção dos recrutadores e faz parte, principalmente, para poder entender se seu perfil combina com os requisitos exigidos por uma determinada empresa. Dessa forma, as dicas para currículo são fundamentais para surpreender os recrutadores.

Por esse motivo, algumas dicas são fundamentais na hora de criar um documento de qualidade para poder garantir que ele se destaque por meio dos currículos de concorrentes.

1- Não minta no seu currículo

Isso pode até parecer bem óbvio, mas fique sabendo que muitas pessoas mentem na hora de fazer o currículo. Colocando experiências ou habilidades que na verdade não possuem. Dessa forma, você pode até conseguir passar para a etapa seguinte mentindo sobre experiências profissionais que não teve. Contudo, as pessoas que trabalham com recrutamento são bastante treinadas para perceber esse tipo de situação logo de cara em uma conversa.

Além disso, mesmo que você acabe conseguindo a vaga de trabalho, no dia a dia é fundamental que você demonstre os conhecimentos técnicos específicos para poder atuar na sua função.

Dessa forma, caso você não possua essas experiências, acabam se prejudicando por não conseguir apresentar seus conhecimentos e isso pode  não interferir apenas na sua reputação com aquela empresa em questão. Mas também pode acabar dificultando a conquista de novas oportunidades de trabalho.

2- Use uma formatação mais limpa e profissional

Mesmo não se falando tanto nisso, a formatação faz toda a diferença na maneira como as informações são absorvidas em um currículo. Sendo assim, vale a pena ter cuidado com essa questão para não carregar muito o documento.

Por isso, o ideal é usar fontes que facilitem a leitura do documento, como a arial ou verdana, por exemplo. Além disso, o tamanho da letra também precisa ser levado em consideração. O indicado nesse caso é utilizar o tamanho 12 para o corpo do texto e 16 e 14 para títulos e subtítulos. 

Também é fundamental manter um visual limpo, sem o excesso de informações e com um formato mais tradicional. Além do mais, não é obrigatório incluir uma foto no documento. Contudo, acaba fazendo toda a diferença no resultado final, e diversas empresas acabam dando prioridade para currículos com foto.

3- Seja objetivo – Modelo de currículo pronto

Pense que nos formatos mais tradicionais de processos seletivos, o responsável por recrutar e selecionar pessoas para preencher as vagas de emprego acaba lendo diversos currículos diariamente. O que podemos imaginar que seja uma tarefa bem cansativa.

Sendo assim, colocar muitas informações no seu documento pode acabar não sendo uma ideia tão boa assim. Isso porque a pessoa que está fazendo a leitura pode acabar se perdendo e consequentemente tendo dificuldades para ter uma boa conclusão sobre o seu currículo.

Levando isso em consideração, é importante que você saiba diferenciar o que é e o que não é relevante em seu currículo. Mesmo que você tenha tido diversas experiências profissionais, nem sempre é importante ou relevante citar todas elas.  Dessa forma, pense no cargo que deseja ocupar e em seguida destaque as experiências profissionais que estejam relacionadas com aquela ocupação.

E consequentemente possam agregar no dia a dia da função. Desse modo, ficará bem mais fácil identificar se o seu perfil se adequa com a vaga oferecida ou não. Caso deseje falar sobre outras vivências que não estejam presentes em seu currículo, a entrevista de emprego pode ser o momento ideal para isso. Desde que sejam relevantes para as perguntas feitas pelo recrutador durante a conversa com a pessoa que está te entrevistando.

4- Adapte seu currículo para diferentes oportunidades

É muito importante adaptar seu currículo para cada vaga específica que for do seu interesse. Por isso, mantenha sempre uma cópia do documento em aberto no seu computador para fazer alterações sempre que for necessário. Na hora de se candidatar, personalize a parte de objetivos profissionais e o resumo das qualificações de acordo com os requisitos e atribuições da vaga.

 Como falamos anteriormente, você precisa sempre ser muito verdadeiro, mas sempre é possível encontrar em suas experiências e competências, grandes diferenciais que combine com aquilo que esteja sendo exigido por uma determinada empresa e vaga.

Conclusão sobre modelo de currículo pronto

Por fim, atualmente muitas empresas usam plataformas de recrutamento e seleção para poder facilitar os processos seletivos. Em casos como esse, se você já tiver um currículo pronto para subir diretamente em uma plataforma.

Isso porque algumas pessoas conseguem preencher suas informações de forma rápida e prática. Contudo, é muito importante ter um modelo de currículo pronto para poder enviar sempre que for necessário.

Lembre-se de sempre caprichar no seu currículo para poder chamar a atenção dos recrutadores. Leve como prioridade colocar as experiências mais próximas daquela que você está buscando. 

Rolar para cima

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.