Anúncios
Saber as dicas para currículo corretas é fundamental para quem deseja chamar atenção dos recrutadores. Isso porque o profissional que consegue fazer um bom currículo tem mais chances de se destacar no mercado de trabalho. Isso porque em um momento de alta competitividade, é muito importante conhecer boas práticas que te ajudarão a atrair o interesse dos recrutadores.
Além disso, as dicas para currículo te ajudam a desenvolver uma boa primeira impressão que consequentemente te ajudarão a se destacar e aumentar ainda mais suas chances em um processo seletivo. Até chegar o momento das entrevistas, a única forma de impressionar os recrutadores é apresentando um currículo de qualidade.
Se você está em busca do tão almejado emprego dos sonhos, nossas dicas para currículo irão cair como luva para te ajudar a preparar um documento completo, simples e de qualidade para surpreender os recrutadores de diferentes empresas. Já separe o papel e uma caneta e continue a leitura com a gente!
Anúncios
Afinal, o que é um currículo profissional?
Em primeiro lugar, o currículo profissional se trata de um documento que reúne todas suas experiências, habilidades e qualificações profissionais. Ele funciona como uma primeira apresentação do profissional para que os recrutadores de empresas possam conhecer toda sua trajetória até o momento.
Sendo assim, os currículos servem como um cartão de visita, afinal, é por meio dele que o recrutador tem o primeiro contato com o profissional. Além disso, é por meio dele que o RH de uma determinada empresa entende se o candidato combina ou não com a vaga divulgada e os critérios exigidos, assim, lhe direcionando para as próximas etapas do processo seletivo. Os modelos de currículo primeiro emprego são importantes para que mesmo sem experiências o jovem apresente um bom documento.
Dicas para currículo
1- Inclua as informações corretas
Pode até parecer um erro bastante bobo, mas ele acaba acontecendo de forma frequente: Não inserir ou inserir de forma incorreta seus contatos pessoais no currículo. Um erro como esse é o suficiente para o profissional perder a chance de mostrar suas especialidades e qualidades, perdendo a chance do emprego.
Sendo assim, isso não acontece por conta dos erros em si, mas sim pela falta de atenção na hora de revisar o documento. O que é um indício de que essa sua característica possa ser decorrente após sua contratação. Ou até mesmo impedir que os recrutadores cheguem até você, por conta de algum erro em seu número de telefone ou endereço de e-mail. Por esse motivo, confira mais de uma vez se seus dados pessoais estão corretos.
Anúncios
2- Apresente suas experiências de forma cronológica
Um currículo precisa ser desenvolvido como um guia geral de informações sobre sua trajetória profissional até o momento presente. Contudo, isso não significa que você precise necessariamente citar todas suas experiências caso sejam muitas. Procure focar naquelas que façam mais sentido levando em consideração sua realidade atual.
Por exemplo, você não precisa colocar no documento o seu primeiro emprego de 10 anos atrás, ele não será importante agora. Isso porque ela não será relevante levando em consideração que sua especialização e foco profissional no momento são outros.
Por isso, escolher as informações que serão apresentadas e como elas serão distribuídas ao longo do seu documento é o primeiro passo antes de colocar suas principais ideias no papel. Sem contar que uma boa organização das informações e saber como redigir um bom currículo são elementos que podem mudar de forma drástica a maneira como um recrutador receberá sua candidatura.
Adotar um critério cronológico é uma excelente estratégia nesse caso, principalmente porque ajuda os profissionais de RH a entenderem melhor sua jornada profissional e a acompanharem o seu desenvolvimento de acordo com as oportunidades que forem apresentadas.
Uma dica prática é: Comece pela sua experiência mais recente e avance até a mais antiga. Desse jeito você pode incluir as informações como por exemplo: nome da empresa, período trabalhado, cargo e tarefas que você realizou e etc. Além disso, não se esqueça de adicionar apenas as experiências relevantes para aquela vaga desejada.
3- Detalhe as atividades exercidas – Dicas para currículo
Parte de redigir um currículo de forma eficiente, é saber o que colocar de fato em cada campo de uma maneira que seja clara e objetiva. Sendo assim, é no momento de descrever quais foram as atividades exercidas que muitas pessoas acabam pecando. Isso porque você realmente precisa incluir o que fazia em cada um dos cargos exercidos, mas de uma maneira resumida e objetiva.
Sendo assim, ao indicar que você trabalhou em uma empresa durante um determinado período de tempo, não deixe de informar o que você de fato fazia quando trabalhava por lá. Por acaso está em dúvida com relação às informações que precisam ser apresentadas? Coloque-se no lugar do recrutador por um tempo.
Se você estivesse em busca de um profissional ideal para uma determinada vaga, quais experiências realmente seriam relevantes? A seguir, veja algumas dicas práticas de como isso pode ser feito.
Crie uma pequena lista com todas as atividades que você exercia naquele determinado emprego;
Dessa lista, procure selecionar cinco ou seis que você considere as mais importantes;
Ao listar as atividades em seu currículo, comece dá mais para menos importante;
Limite-se a uma linha por tarefa realizada;
Não deixe de mencionar todas as suas conquistas ao longo de sua história profissional dentro daquela determinada empresa.
Crie um perfil no Linkedin e adicione suas experiências profissionais (www.linkedin.com).
4- Seja sempre verdadeiro em seu currículo
Diversos candidatos querem turbinar seu currículo e por fim acabam “exagerando” na hora de montar o documento. Por isso, tenha muito cuidado para não aumentar suas qualificações e conhecimentos. Procure sempre ser muito verdadeiro com tudo que for incluir em seu currículo. Além disso, de preferência, comprove o que você afirmou em seu currículo.
Por exemplo, se você está indicando em seu currículo cursos e formações, tenha os certificados e diploma em mãos para caso seja necessário provar algo. Caso inclua cargos e experiências anteriores. Além disso, disponibiliza o contato de algum ex-supervisor (sempre peça autorização antes) que possa confirmar todas as informações caso seja exigido. Por mais que isso quase nunca aconteça, isso é uma forma de passar mais credibilidade para os recrutadores.
Conclusão sobre dicas para currículo
Por fim, nunca se esqueça que você é sua própria marca, e acreditar na qualidade do seu trabalho e profissionalismo é um passo fundamental para sair bem desde o primeiro contato com o recrutador. Por esse motivo, sem excessos, falar sobre suas qualidades com quem apresenta uma marca grande também é uma forma de fazer um bom currículo.
Procure escrever todas suas informações pessoais e profissionais de forma convincente, argumentando sobre porque você é uma excelente opção de contratação para a empresa. Procure indicar os motivos pelos quais pode agregar valor ao negócio e mostre quais são seus principais diferenciais. Mas tenha cuidado, faça isso sempre tendo muito bom senso para não parecer presunção.
A forma de fazer um bom currículo atualmente, poderia acabar não funcionando há alguns anos atrás. Ou até mesmo gerar oportunidades importantes de você em um futuro um pouco próximo. As normas do jogo de contratação costumam mudar de forma rápida e consequentemente as habilidades valorizadas também buscam seguir um fluxo mais dinâmico. Por esse motivo, atualize-se sempre e acompanhe estratégias para potencializar seu currículo.