Anúncios
As dicas alimentação saudável são fundamentais não apenas para quem está querendo perder peso ou algo do tipo, mas sim para todo mundo. Afinal, uma alimentação feita com muita gordura, açúcar, alimentos industrializados e artificiais podem trazer grandes problemas para a saúde. Muitas pessoas acabam usando a desculpa de ter uma “rotina corrida” para se alimentar mal.
Mas saiba, que com as dicas alimentação saudável certas, você consegue se organizar para se alimentar melhor e de quebra economizar. Isso porque se tornou comum apelar para os famosos deliverys na hora de comer por ser uma opção mais rápida. Contudo, é muito menos saudável e vantajoso para o bolso, já que você acaba gastando muito mais do que deve sem perceber. Quando com um pouco de organização pode acabar te trazendo um novo estilo de vida e mais saudável.
Sendo assim, se você deseja ter acesso a dicas alimentação saudável que irão mudar a sua qualidade de vida e de quebra te trazer diversos benefícios como: Economizar mais, ter mais disposição e até mesmo emagrecer. Continue atentamente a leitura do artigo até o final e anote todas nossas dicas!
Anúncios
O que é alimentação saudável?
Primeiramente, você sabe o que é uma alimentação saudável na prática? Bom, é possível definir esse termo como um padrão de consumo de alimentos. Ele tem o intuito de fornecer ao indivíduo todo tipo de nutrientes que são necessários para um bom desenvolvimento do organismo humano. Como por exemplo: minerais, proteínas, vitaminas, gorduras saudáveis, carboidratos e fibras.
Dessa forma, tudo isso é responsável por promover a manutenção de saúde e reduzir os riscos para o desenvolvimento de diversas doenças, como é o caso do colesterol e da diabetes, por exemplo. Ou seja, ter uma alimentação saudável vai muito além de se alimentar bem por estética, é sim uma questão de saúde e que deve ser cuidada desde cedo. Por isso, é tão importante que a introdução alimentar de um bebê seja feita de forma correta seguindo as indicações do pediatra.
Afinal, é um organismo que ainda está em fase de desenvolvimento, e por isso precisa receber todos os nutrientes necessários para que a criança possa se desenvolver de forma saudável e com todas as vitaminas que ele precisa em seu corpo.
Qual a importância de manter uma alimentação saudável ao longo da vida?
Mantendo uma alimentação saudável de forma frequente, faz com que o corpo consiga se desenvolver e manter o ritmo natural de crescimento e desenvolvimento. Desse modo, o organismo consegue manter seus tecidos e órgãos saudáveis durante seus processos. Parecidos com os que acontecem no sistema imunológico, acontecendo de maneira equilibrada e normal.
Anúncios
Além disso, manter uma alimentação saudável também contribui diretamente para ter uma boa saúde mental. Assim, passando a melhorar sua disposição, humor e contribuindo de forma direta para poder aumentar a sensação de bem estar. Muito pelo contrário do que muitos pensam ou alegam, não é caro manter uma alimentação saudável, até porque ela se desenvolve através de alimentos frescos como: verduras, legumes, vegetais e frutas.
Ou seja, esses animais além de serem encontrados em feiras e mercados, ainda podem ser plantados na sua casa caso prefira. Sendo assim, essa não pode ser uma desculpa para quem escolhe não se alimentar de forma saudável, já que é possível manter uma boa alimentação com alimentos cultivados em casa.
Dicas de alimentação saudável
Sabemos que a relação das pessoas com o mundo tem ficado cada vez mais acelerada e imediatista. E isso acaba refletindo diretamente na maneira como os seres humanos passaram a se alimentar diariamente. Pare um pouco para pensar: Você consegue manter uma alimentação saudável por bastante tempo? É muito raro pessoas que não possuem uma rotina ou uma profissão diretamente ligada à saúde conseguirem manter uma alimentação mais balanceada.
Entretanto, para que nosso organismo possa ter o melhor desenvolvimento possível, é fundamental que ele seja abastecido com o combustível adequado diariamente. Hoje iremos te dar algumas dicas de alimentação saudável para que você possa melhorar o equilíbrio da sua alimentação. E consequentemente levar uma vida mais leve, saudável e repleta de energia. Acompanhe a seguir!
1- Beba bastante água
Em primeiro lugar, beber água é um dos principais fundamentos da vida. Isso porque ela é responsável por ajudar a regular diversas funções do nosso corpo, como por exemplo: controlar a temperatura e ajudar diretamente no funcionamento do sistema circulatório. Ainda, segundo informações do portal Pró-Saúde (www.prosaude.org.br), para saber exatamente a quantidade de água que você precisa ingerir diariamente, multiplique 35x o seu peso corporal atual.
Segundo informações de profissionais, o ideal é consumir cerca de 35ml de água para cada quilograma de peso corporal. Ou seja, um adulto que pesa 70 kg, por exemplo, deverá consumir aproximadamente 2,5 litros de água por dia, por exemplo. Além disso, o consumo regular de água colabora de forma positiva na limpeza do organismo. Previne cálculos renais, aumenta a resistência física, melhora o funcionamento do intestino, ajuda a emagrecer, manter a pele jovem, entre outros diversos benefícios.
Mas também é fundamental ficar atento aos sintomas de retenção de líquidos, e se cuidar de verdade para evitar sofrer com doenças que poderiam ser evitadas se estivesse tomando água regularmente e mantendo uma alimentação mais saudável.
2- Cuidado com as gorduras saturadas – Dicas de alimentação saudável
As gorduras saturadas costumam ser sólidas e pesadas para o organismo. Dessa forma, elas se encontram presentes em manteigas, queijos amarelos, carnes gordas e alimentos industrializados e embutidos, por exemplo. Sendo assim, você precisa tomar cuidado porque caso consuma gorduras saturadas em excesso, ela pode acabar aumentando o mau colesterol.
Sem contar que a gordura saturada também é o único alimento que consegue aumentar o colesterol bom. A verdade é que ela está presente em uma quantidade tão alta de alimentos que acaba sendo bem difícil eliminá-los por completo, além disso, ela ainda tem seus benefícios positivos quando utilizada de forma regulada e em pouca quantidade. Por isso, a nossa dica é que você tome cuidado e entenda melhor como está sendo seu consumo de gorduras saturadas.
3- Consuma mais verduras, legumes e frutas diariamente
Essa, sem dúvidas, é uma das dicas de alimentação saudável mais simples. E que caso seja seguida de forma constante, pode acabar trazendo grandes benefícios para a sua saúde. Desse modo, comece pensando que por conta de alguns alimentos naturais terem sua época certa de produção. É importante que você tenha um cardápio variado e recheado para o ano todo. Assim, pode variar na forma de preparar os alimentos para não acabar enjoando.
Além disso, todos os alimentos naturais possuem propriedades e elementos que produzem diversos benefícios para nosso organismo. Como por exemplo, ter ação antioxidante, ajudar em diversas funções do corpo, auxiliar em uma boa digestão e etc. Sem contar que esses alimentos costumam ser acessíveis e podem ser aproveitados para fazer de várias formas diferentes: Como em saladas, sopas, junto de alguma proteína e até mesmo em suco.
4- Se atente aos alimentos industrializados – Dicas alimentação saudável
Sempre que for ao mercado fazer compras, preste muita atenção nas embalagens dos alimentos. Isso porque quanto mais ingredientes o produto tiver, maiores são as chances dele ter algumas propriedades e elementos que possam acabar não sendo tão benéficos assim para a saúde.
Uma dica importante nesse caso, é que os ingredientes principais sempre são colocados na ordem de quantidade que aparecem em um determinado produto. Por exemplo, se você olhar na embalagem de um refrigerante, provavelmente o primeiro ingrediente listado será “água gaseficada”.
Outra dica é que quanto mais complicado o nome dos ingredientes, consequentemente mais químicos e processados eles são. Portanto, opte pelos produtos que tenham menos quantidade de ingredientes e que utilizem ingredientes naturais.
5- Procure experimentar novos sabores e comidas
Sair dos alimentos óbvios e experimentar novos alimentos e pratos pode acabar sendo uma excelente alternativa para poder incrementar na sua dieta e assim manter uma alimentação mais balanceada e saudável. As culinárias típicas de outros lugares e culturas normalmente também apresentam pratos saudáveis e bem ricos em nutrientes.
As culturas orientais, por exemplo, possuem diversos pratos veganos e que possuem diferentes aromas, temperos e sabores. Além disso, não precisa ser de forma frequente, mas esporadicamente é interessante experimentar e descobrir novos sabores para poder enriquecer seu cardápio e paladar.
6- Diminua o açúcar no seu dia a dia – Dicas alimentação saudável
Segundo informações do Ministério da Saúde, estudos mostram que o consumo excessivo de açúcar pode acabar se tornando um vício descontrolado. E ele está diretamente ligado com o ganho de peso, diabetes, doenças cardiovasculares e a cárie dentária.
Além do mais, quando for consumir açúcar procure comer com moderação e caso possível. Substitua por tipos mais orgânicos e saudáveis como o açúcar demerara e o açúcar cristal. Afinal, eles não passam por tantos processos químicos para refinamento e branqueamento.
7- Evite alimentos muito gordurosos
Como já falamos anteriormente sobre as gorduras saturadas, essa dica é apenas um reforço para você se lembrar que as gorduras em excesso podem acabar fazendo mal para sua saúde.
Desse modo, procure diferenciar os tipos de gordura e de colesterol. E saiba que é importante que eles façam parte da alimentação, mas de forma cautelosa e sem excessos. Até porque, o excesso de gordura pode acabar trazendo sérios problemas para a saúde.
8- Tenha mais controle do uso do sal
Segundo informações de profissionais da área da saúde, reduzir a ingestão de sal pode acabar ajudando a prevenir hipertensão e outras doenças cardiovasculares, por exemplo. A ingestão de forma excessiva pode acabar levando a hipertensão e consequentemente a doenças que são extremamente perigosas para a saúde humana.
Por esse motivo, existem metas que servem para ajudar os países a reduzir o consumo de sal entre seus habitantes. Por diferentes medidas, como por exemplo, a reformulação de alimentos processados e ultrapassados. Além disso, procure ficar de olho nesse tipo de alimento e não se esqueça de diminuir a quantidade de sal que usa em suas receitas.
9- Entenda que não existem alimentos “Vilões”
Algumas dietas costumam pregar que existem alimentos vilões que não devem ser consumidos de forma alguma. A verdade é que você pode consumir qualquer tipo de alimento que desejar, desde que seja de forma moderada. E principalmente tendo consciência de que é possível comer o que quiser, desde que dê preferência para os alimentos saudáveis e abra pequenas exceções para poder comer o que tem vontade.
Saber o que você está levando para seu organismo e moderar a quantidades de alimentos que consome é uma excelente maneira de poder aproveitar o prazer do sabor de comidas gostosas e ainda assim conseguir manter uma alimentação balanceada.
Como já sugerimos em algum tópico anterior, é importante experimentar tudo. Faça da sua rotina alimentar uma grande aventura e assim, comece a descobrir quais são os alimentos que você mais gosta, e os que menos gosta. Além de quais fazem bem para o seu organismo e quais fazem você se sentir mal, é na prática que você conseguirá montar uma alimentação com base nos alimentos que te fazem bem.
10- Descubra o prazer de fazer sua própria comida
Para conseguir criar uma boa consciência alimentar é muito importante começar a participar ativamente da sua própria alimentação. Dessa forma, sabemos que a rotina corrida do dia a dia nem sempre permite o preparo diário de pratos frescos e saudáveis. Mas procure se comprometer com você mesmo, ao menos uma vez na semana vá para a cozinha e prepare uma alimentação saudável e gostosa, com base em alimentos que você gosta.
Outra dica interessante para quem tem uma rotina mais corrida, porém, deseja começar a ter uma alimentação mais saudável é separar um dia da semana para preparar marmitas. Fazendo isso, além de você economizar fazendo sua própria comida, ainda terá a alimentação da semana prontinha apenas para descongelar e esquentar, o que irá facilitar na sua rotina.
Fazer isso pode acabar despertando em você a vontade de cada vez mais se alimentar melhor, selecionando os alimentos que vai ingerir e preparando cada refeição com mais amor e cuidado, pensando no seu bem-estar e de toda sua família. Não existe jeito melhor de ter uma alimentação balanceada do que preparar a sua própria refeição utilizando alimentos saudáveis e temperos naturais. Economizando com sua alimentação saudável, é possível praticar a educação financeira familiar.
Conclusão sobre dicas de alimentação saudável
Como falamos ao longo do artigo, uma alimentação saudável traz diversos benefícios para a vida do ser humano desde bebê. Afinal, uma alimentação rica em fibras, nutrientes, vitaminas e carboidratos, consequentemente traz bons resultados para o organismo.
Sem contar que comer de forma desregulada, além de trazer maus resultados para a saúde, ainda deixa o intestino em déficit dos nutrientes necessários. Consequentemente traz problemas para a saúde, como colesterol alto, além de outros fatores que podem ser prejudiciais.
Por fim, não deixe de se alimentar de forma correta, beber água todos os dias, abrir menos embalagens e descascar mais, além de trazer diversos benefícios para sua saúde física, de quebra você passa a dormir melhor, ter mais disposição e uma saúde mental mais saudável.